Páginas

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Terapia do perdão # 1

Oi 

Lamento recorrer à retórica da falta de tempo para justificar meus sumiços. mas como tu já sabes, estou entre a casa e o hospital onde minha mãe está internada. ainda esperando pela cirurgia, e ainda cheia de dores. tenho feito um esforço sobre-humano para não deixar o meu gênio indomável resolver a situação do meu jeito.

Esses dias, sentada lá, ao lado da minha mãe e ouvindo seus gemidos, tenho refletido constantemente sobre os seus ensinamentos e práticas: gratidão, perdão e amor são os preceitos que ela segue. apesar de não conseguir entender a sua pacífica aceitação das coisas, admiro a força que ela manifesta o tempo todo, reverenciando toda a situação pela qual está passando. reverencia os médicos, as enfermeiras grossas, a moça das contas médicas que não foi trabalhar na quarta-feira de cinzas(fazendo atrasar as autorizações para a cirurgia), as dores que está sentindo, o enjoo pelo remédio para dor, enfim. ela faz isso o tempo todo. falar da minha mãe daria um livro. ela tem 79 anos, e luta contra um câncer há quase seis. tem a estatura da minha filha de 9 anos e ainda sofre de Parkinson. foi justamente por isso, que desequilibrou e caiu.

Todos os dias, preciso subir os 11 andares pela escada para ficar com ela. as vezes faço isso duas vezes ao dia. quando penso em reclamar, porque sou normal, lembro dela e procuro lembrar de tudo o que tenho para agradecer. e como ela diz, não adianta só agradecer,  perdoar é o caminho!

bjs e inté!


30 comentários:

  1. Olá Lia,
    Sabemos bem como é essa luta e só posso reverenciar sua mãe por tamanho exemplo de coragem, valor e fé! (nossa mãe enfrenta a mesma batalha a quase cinco, de cabeça erguida com fé e coragem)E por você olhar tudo isso com compaixão, complacência e amor, peço, que a luz do divino universo conceda paz e conforto para continuar a jornada... que sua mãe faça a cirurgia e se recupere logo para continuar espalhando exemplos.
    Mil Beijos queridos!!!
    Keila Gon

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Lia!
    O importante Lia é não desistir, e acreditar sempre! Melhoras para sua mãe e que a recuperação seja rápida.

    Tenha uma excelente semana!

    Bjooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Lia estou sem palavras,mas é isso acreditar sempre.
    Deus está com ela,e é muito triste depender do pouco caso que fazem para liberar uma cirurgia,ou um exame que é muito caro.Mas é isso ai,cada dia a nossa saúde em fracasso e os governantes esbanjando dinheiro.Melhoras para sua mãe,que Deus os abençõe!!

    ResponderExcluir
  4. Sua mãe tem mta sabedoria.
    Um exemplo a ser seguido.
    Força, minha amiga.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Puxa via Lia, tava tão ausente da blogosfera que nem sabia desse seu drama. Pois é amiga, as vezes quem menos tem e quem mais dá.... sua mãe é uma guerreira. boa sorte para as duas.
    Um beijo grande.

    Blog da Gullo

    ResponderExcluir
  6. Lia querida, muito obrigada pelas visitas sempre lá no blog... com tantos problemas você ainda arruma tempo para isso! Desejo que vocês superem essa fase e que tenham força e fé para isso.

    Grande beijo!
    Dani

    ResponderExcluir
  7. POIS É! "HISTÓRIAS, NOSSAS HISTÓRIAS, DIAS DE LUTA, DIAS DE GLORIA"
    Agradecer sempre, entender, perdoar, pedir a Deus o livramento, força, sabedoria e ter sempre amor no coração.
    Cuide dela, muitas escadas ela deve ter subido, noites de sono perdido, doenças cuidado e ajudado a curar qd vc era pequena.
    Minha oração e se carinho para as duas.

    ResponderExcluir
  8. Oi Lia.Sua mãe pode ter a estatura física de sua filha, mas a alma dela é I-MENNN-SA!!!Imagino o seu sofrimento mediante o sofrimento de sua mãe. Mas,gritar, chingar ou qualquer coisa nesse sentido só vai piorar as coisas.Tenha fé em Deus e entregue tudo nas mãos Dele. Siga o exemplo de sua MÃEZONA. Bjs e fica com Deus

    ResponderExcluir
  9. Olá,tem momentos em nossas vidas que paressem que não vamos suportar...mas ao passarmos por essa etapa entendemos que era preciso para nosso crescimento espiritual,sua mãe parece estar evoluindo,sabendo que o que ocorre com ela não é para revoltas e sim perserverança e aceitação de que irá passar por tudo isso mas com seneridade mesmo que o corpo sinta desconforto...pessoas assim tem a luz de Deus presente em sua vida e nada as tira dessa verdade...peço ao nosso pai celestial forças para todos da família...sei que não é fácil,pois também sei o quanto o parkison deixa debilitado o idoso,meu pai sofre do mesmo mal...mas Deus tudo sabe e nos auxília para o melhor...um forte abraço...fique na paz.

    ResponderExcluir
  10. Lia, sei exatamente o que voce está passando, minha mãe também teve um câncer, no pancreas, infelizmente não sovreviveu, mas também era uma pessoa que estava sempre com Deus em suas palavras. Tinha 83 anos e a aparencia de uma criança de 10 anos. Lia, cuide dela como voce está fazendo, assim como eu também fiz, e quando ela não estiver mais com voce, tu vai ver que todo o amor que tu dedicou a ela vai te dar forças para seguir em frente. Desejo melhoras a sua mãe, e força e fé para voce. Se Deus quiser tudo vai melhorar. Bjs.
    Tuca.

    ResponderExcluir
  11. Ser sábio são as mães..Perdoar é sempre difícil e exercitar a abnegação ufa, tarefa quase impossível nos dias atuais. Não consigo entender essa levada de profissionais da área de saúde que são assim..........grosseiras, sem atenção, enfim tudo o que não se espera de pessoas que tratam com o lado mais difícil em nos seres humanos que são as doenças..........Infelizmente é fazer como sua ma~ezinha agradecer e perdoar..........confesso que eu ando naquela fase de coração meio que fechado, mas lendo suas palavras estou a refletir. Melhoras a mãezinha, que tudo d certo e fique em paz.......Quando tiver subindo esses lances de escada (isso é cruel em um hospital) pense.........estou fazendo um momento de ginástica voltado a minha performance física...........fazer o que né................bj e até breve

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    espero que tudo esteja bem com sua mãe. Já passei pelo que tu estas passando e essa demora nos faz se sentir impotente. É triste acompanhar um mãe esperando ajuda, todos andam ao seu tempo e nos temos a maior urgência. Mas pensa sempre positivo, só de estar ao lado dela já é um grande remédio para ela.
    Bjos e vou rezar para que tudo de certo.

    ResponderExcluir
  13. oh amiga sou solidária e sei por vivência próprio o que é ter uma pessoa amada enferma. meu pai está na mesma situação e vivo a pior combinação possível: moro longe e minha irmã não reclama mas está no sobrecarregada.
    força, para gente!
    beijo,

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga, que Deus te força e sabedoria para viver este momento, sei que é difícil, já perdi uma pessoa muito amada em meus braços. Mais entregue na mão de Deus, Ele sabe o tamanho da dor que podemos suporta, só devemos confiar
    Que Deus ilumine muito vocês


    beijinhos
    fica com Deus

    ResponderExcluir
  15. Ai amiga, chorei. Estava precisando ler isso. As coisas não está fáceis por aqui, mas ainda que tenho saúde. Quanto à perdoar... meu coração está meio duro.
    Beijos, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  16. Oi Lia,

    Por que voce nao entra com uma liminar? Não pode ficar assim as coisas, que mundo estamos?
    Meus pensamentos positivos estao a caminho de sua mae!

    Fique bem e força!

    ResponderExcluir
  17. Que lindo Lia, perdoar é um ato sábio. Poxa, imagino sua correria no hospital e desejo melhoras para sua mamãe, confia em Deus que tudo vai dar certo no final!
    :D

    ResponderExcluir
  18. Lia
    de tudo o que você está passando, sou eu que aprendo com você e sua mãe.
    Vou parar de reclamar disso ou daquilo. Eu as vezes falo do perdão, mas não aplico em minha vida.
    Lia, tenha força para seguir o aprendizado que sua mãe lhe deu e colher o resultado.
    Mas também fique esperta com esse pessoal de hospital. Eles são relapsos e cruéis também. Vá com calma, mas seja firme, senão eles não dão uma solução.
    beijos e fique com Deus
    Zizi

    ResponderExcluir
  19. Força amiga, realmente reclamamos tanto, e o perdão nem sempre é de coração, mas também nem sempre o arrependimento é sincero, enfim temos que tentar... Amiga aproveito e lhe peço ajuda para divulgar meu apelo, bjs!!!
    http://cantinhodasli.blogspot.com.br/2013/02/voce-conhece-o-meu-irmao.html

    ResponderExcluir
  20. Força para a sua mãe e para você, sei bem que não é fácil. Papai está também há seis anos, tratando-se de um câncer na garganta. Não reclama, não desanima...apenas aceita e reza, reza muito. Se apegou com a fé. Mamãe segue ao lado dele, tentando fazer de um tudo para amenizar a situação. Ele está com uns 40 Kg, imagine, um homem no alto dos seus 1,80m. Um dia por vez. Beijos e força.

    ResponderExcluir
  21. OI Lia!!!!!
    Porque desculpar-se..., vc esta mais que perdoada.... pois estar aqui, é porque gosto e acho interessante tudo que escreve e nos mostra por fotos.
    simplesmente arraje muito tempo para a sua mãe... em estar ao seu lado.
    Fale palavras de amor... ame-a com todo o seu ser.
    Ame-a e ame-a muito... pois isso e demostração de afeto carinho de perdão de um ser humano.
    Beijos e desejo melhoras e uma força sobrenatural que vem só Senhor.

    ResponderExcluir
  22. Oi Lia, vi seu blog na lista do blog “Siga-me” vim conhecer e já estou te seguindo, vem seguir o meu também. Parabéns pelo blog gostei muito.
    Abraços.
    Geralda
    http://atelierdasboasideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Tu és uma filha, uma mãe, uma esposa maravilhosa, e te considero também uma boa amiga, mas só vou dar a nota final depois que a gente se conhecer, e que seja em breve se Deus quiser, pois preciso conhecer essa guerreira, bora parar de se enrolar rs.
    Anjo, a vida é dura, mas a gente tem que ser mais dura ainda, ser firme, ser forte. Toda vez que você se sentir mais insegura, lembra que tu és muito forte e eu te admiro por isso.
    Se dedique à sua mãezinha, que eu tô aqui dedicando minhas orações a ela.
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Puxa Lia, não sabia que você e sua mãe estavam passando por isso. Que Deus conforte a sua mãe e tire as dores dela e que também dê forças pra você, pois imagino que acompanhar tudo isso não seja fácil. Bjs e fé :)

    ResponderExcluir
  25. Bonito depoimento, Lia! Eu também quando quero reclamar de algo, lembro de as pessoas assim, como sua mãe, que sofrem e aceitam silenciosamente a dor. Um aprendizado para nós.
    QUe Deus dê força e coragem para vocês,
    Lylia

    ResponderExcluir
  26. Que honra conhecer um pouquinho mais sobre a sua mãe e aprender com ela. Lia, um grande abraço prá vocês duas, que lindo exemplo de amor. Espero e peço a Deus que ela se recupere completamente. bjo

    ResponderExcluir
  27. Oi Lia..
    Para mim também, um grande exemplo, a sua mãe, e você.
    Vocês duas são guerreiras, batalhadoras.
    Que o Senhor continue dando força, e vitória.

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Esqueci: estava assiiiiiiim de saudade 'docê'..rss...

    ResponderExcluir
  29. Lia, eu queria saber as palavras certas para te alegrar, mas não sei. Só posso te dizer que pode sempre contar comigo quando precisar de uma amiga para desabafar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  30. Lia querida! capacidade de abnegação...de perdoar... de vergar sem quebrar... de se recuperar são virtudes que vamos descobrindo em nós mesmas quando precisamos acioná-las. foi assim, quando cuidei do meu pai, que já partiu. O amor por sua mãe faz de você uma leoa, que desencadeia uma força até então desconhecida. Nada demais esbravejar de vez em quando. É por uma excelente causa: Defender a vida e a saúde de sua mãe. Pena que exista negligência de alguns(...Afinal, foi-se o tempo em que medicina era escolhida só por vocação), mas que bom que existe o seu amor, o amor dos seus e as lições de sua mãe. Faça o seu melhor...só isso. Beijos com doses de tranquilidade para vencer um dia após o outro.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...