Páginas

domingo, 14 de setembro de 2014

As mães e a dor do crescimento

Quando o menino Guiga era pequeno, por volta de 5 até 7 anos, teve muito as tais dores de crescimento. No início nos desesperávamos, mas depois que os médicos esclareceram as causas naturais do fenômeno, relaxamos. Foram longas e intermináveis noites insones, caminhando com o menino ao redor da casa. Único jeito de abrandá-las. Aprendi que crescer causava dor física.
Eu já sabia que crescer doía na alma. Fui uma criança controlável, e uma adolescente 'bandeirante'. Desbravando meus caminhos de forma tortuosa. Sofri com as más línguas das santas mulheres do lugar aonde nasci. Depois continuei crescendo, e dói. Quebrar paradigmas, mitos, tabus, é comigo mesma!

Daí vejo os meus filhos fazendo isso, e me assusto! O que está acontecendo? Virei uma 'santa' senhora, esquecendo quantos desertos atravessei para me firmar como sujeito? 
Não, é que agora eu sou mãe!
Tenho 3 filhos maravilhosos, com personalidades diferentes, e fortes. A mais forte habita a pequena (quase ex) Isabela. Fez 11 anos mês passado.

Quando refiro-me a ela como uma menina estranha, a Zizi pira rsrs
Amiga Zizi, gosto que ela seja assim. Uma cabecinha que voa, alma de artista, só pensa em cinema, livros, música, teatro. Desenha muito bem, escreve muito, tem uma banda de rock com os amigos, estuda francês, piano, e sonha... como sonha...


Esta semana disparou: "mãe e pai, quero cortar  meu cabelo bem curtinho". Mostrou imagens da internet com modelos de cabelos. Só adultas, nenhuma criança. Fiz uma breve pesquisa, e constatei que meninas/crianças não usam cabelos tão curtos assim. Questionei: 'menina, não vejo uma garota com o cabelo assim?" A resposta veio como um tiro:'e daí, porque eu tenho que ser igual as outras?"
E eu continuo: "se ficar feio, se tuas amigas da escola criticarem..."
A menina: "eu não me interesso pelo que elas vão achar"
e eu: "mas menina..."
Ela: "mãe! cabelo cresce! e um monte de gente que não tem cabelo por aí?"

Cedemos, o pai e eu.
Levo a menina ao salão. A menina 'puxa' os sonhos da internet. Os funcionários do salão em coro: "Nãaao! teu cabelo é lindo! Meninas não usam cabelo assim, tão curtinho!"
A menina vira pra mim e diz: "eles pensam que eu gosto de meninas"
Eu emendei: "e tu não te importas?"
Ela rindo bem danadinha: "mãe, se eu for ligar pro que eles pensam, eu não estava aqui." Fico com os olhos marejados de orgulho.

Resultado. O cabeleireiro num gesto de apego cortou, mas não muito. A mulherada do salão em cumplicidade comigo, exclamou que estava lindo!
No íntimo eu sabia que a história não havia acabado ali.
A menina veio feliz pra casa, achou realmente bem bonito, mas no outro dia pela manhã acordou reclamando: "mãe, esse cabelo ficou arrumadinho demais, eu queria algo mais doidinho, desalinhado, bagunçado mesmo, quem sabe posso cortar  mais, ou pintar de azul, verde..."

Ai ai ai... tu estás entendendo de qual dor eu falo? 

Espia o processo da pendenga, e daqui uns dias venho te contar o fim da história, que com certeza ainda não acabou.



O cabelo cortado será doado para o Projeto ORVAM, ONG criada pelos ribeirinhos vítimas de acidentes com motor. Mas este é um assunto para outra postagem.

39 comentários:

  1. É elas crescem, tem suas ideias... Linda Isabela e lindo gesto ao doar os cabelos. Ela fuca linda de qualquer jeito! bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. que bonito el gesto de donar los cabellos amiga querida ! es bueno que los niños participen en esa iniciativa ! ella es una preciosa niña

    ResponderExcluir
  3. Ela ficou linda.
    Mas seu post mexeu bastante comigo.
    Eu fui uma adolescente que não era muito bem compreendida, sofri calada, mas venci.
    Outro dia fiz um post sobre meu filho adolescente, mas ele nem sonha que eu escrevi sobre ele, senão é capaz de me abandonar, kkkk
    O link do post: http://www.caprichosbyneli.com/2014/08/filho-adolescente-o-grande-desafio.html
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eita, Lia Glória, parece que temos histórias parecidas(risos). Fui meia como Izabela.
    A diferença é que não éramos 3. Éramos 9.
    Pintar os cabelos é que não acho legal.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lia!!
    Poxa eu li o seu texto e fiquei emocionada com tudo isso, te entendi perfeitamente e também entendi sua filha, ela ficou linda e leve com o cabelo curtinho.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Ela ficou MUITO mais bonita com cabelo curto! Inclusive ficou com mais cara de criança!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Lia, seu texto está lindo! um prazer lê-lo. O que acho é que vc tem uma filha de grande personalidade, e que com certeza será uma grande mulher. O mundo precisa de pessoas assim: confiantes, motivadas, e que sabem o que querem e para onde querem ir. Beijo, ficou linda a menina!

    ResponderExcluir
  8. Lia, é uma delícia ler tuass histórias! Exatamente por serem histórias... e tão bem narradas! Parabéns!!! És muito talentosa. Isabela, além de Bela, com certeza herdou teus talentos. Um grande abraço nas duas. Felicidades!!! (Natasha)

    ResponderExcluir
  9. Oi Lia, sua menina ficou linda demais com esse novo look, é assim, elas crescem e vão tendo opinião, atitudes e gostos próprios e nós temos que assistir a tudo e ficar só olhando e orientando na medida do possível, os filhos crescem e a gente fica...só na torcida para que eles sejam felizes!
    Beijão e boa semana pra você...
    Cris...

    ResponderExcluir
  10. Lia, Achei que tua menina ficou linda com o corte. Sempre mantive o cabelo da minha filha, quando pequena, bem curtinho, pois, quando criança, sofri com o meu, grande e com o pente duro da minha mãe, tentando mantê-lo apresentável. Acredite que Luna, minha filha, crescida, quando via as fotos de criança, marejava os olhos e dizia: NUNCA VOU LHE PERDOAR POR CORTAR MEU CABELO ASSIM TÃO CURTO, QUANDO PEQUENA. Crescendo teve o cabelo sempre longo. Sua filha tem personalidade e opinião própria.
    Sim, eu deveria ter escrito: carne para os gatos. Papai só alimenta seus gatos com carne crua. Quanto ao Blog da Família, é ótima ideia. A nossa está espalhada por todo lado e o blog dá o noticiário ilustrado, as fofocas, aniversários, falecimentos. Informação sobre antepassados, visitantes, etc... nos divertimos muito e mantemos as histórias de papai e sobre ele, seu declínio intelectual, com humorismo e sem dramas.

    ResponderExcluir
  11. Lia do céu!!!! que texto bacana! Que orgulho vc deve estar da sua filha que ficou linda com esse cabelo curtinho e mesmo se dps ficar desalinhado, azul ou verde vai ficar lindo também!
    Me emocionei, vi nela a minha filha mais velha que sempre desenhou muito bem e enquanto os amigos estudavam inglês ela queria aprender francês e aprendeu sózinha!! Está no quinto ano de arquitetura e ganhou uma bolsa do governo e está estudando na França. Não tinha como não lembrar ...Lia, tenho certeza que ela crescerá uma menina cheia de personalidade e bem sucedida em tudo que ela quiser seguir.
    Um beijo querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirian querida, e está nos planos desta menina, estudar na França. Por isso escolheu a língua francesa.
      Tu me contando a historia da tua filha, me dá um alento, até!

      bjs

      Excluir
  12. Um dos melhores posts, Lia!
    Eu me senti muito orgulhosa de sua menina maluquinha... imagine tu.
    Além de se destacar com inteligência e personalidade, ajuda ao próximo. Sensacional.
    Desejo muitas 'maluquices' saudáveis assim, muita felicidade, viu!

    E olha aqui, amiga abusada! kkkkkkkkkk... eu avisei que aquele post seria longo.
    Hahahaha!! Ri muito com seus comentários. Adorei todos eles.
    Qto à capinha, não colei com cola nenhuma. Simplesmente coloquei o tecido sobre a tampa do aparelho e como a própria capinha é bem justa, prende legal.

    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  13. LIa vc não sabe a felicidade que foi ler seu post hoje, tem muitos sentimentos aqui.

    Nossa estou empolgada com a sua filha, adoro pessoas com personalidade que não deixam de fazer as coisas pela opinião dos outros, pessoas assim costumam se arriscar mais e acabam criando mais possibilidades, cabelo cresce o cabelo dela é lindo, mas posso falar sinceramente ela ficou ainda mais bonita, não sei como consegiu mas ficou, quero ver os próximos capitulos rsrsrs, vou compartilhar seu post na fan page.

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Querida Xará.
    Que bela história de vida ! Uma criança que já sabe o que quer para si, e que , além disso ainda , contribuirá para a felicidade de outro ser humano...nos ensinando...
    Lógico que tem a ver com a criação. Assim, amiga virtual, te parabenizo e fico feliz por teres postado para que sirva tb de exemplo do que é possível.
    Nos veremos aqui e te convido a aparecer no meu www.lialendoavida.blogspot.com .Abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  15. Sei bem o que você está falando, Lia! Tenho duas filhas, hoje ,uma casada, e vê-las crescer doeu um bocado.É isso mesmo. Parabéns pela filha decidida e que sabe o que quer.
    Ela é linda e o corte caiu muito bem nela.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  16. Lia, eu adoro quando vc vai lá no meu blog se atualizar e faz vários comentários! É tão gostoso ir lendo... obrigada!
    E quanto à sua filha, acho muito bacana o jeito dela. Repara como ela usa os argumentos que um adulto usaria para convencer uma criança que não quer cortar o cabelo (vai crescer).
    Admiro a coragem dela por ser diferente e gostar disso! Deve mesmo ser uma garota muito especial.
    O cabelo curto fico lindo e cheio de charme. Vou acompanhando as cenas do próximo capítulo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Amiga, está linda! Esse sorriso da Isa é maravilhoso! parabéns!
    Amei o post..cada palavrinha!

    Beijos mil!

    ResponderExcluir
  18. amigaaaaaaaaaaaaaaaaa que deliciaaaaaaaaaaa!
    menina sua filhota tá uma mocinha...bem então tá hora de trocar aquela foto do perfil
    uma moça linda e muito consciente...obrigada por tudo isso.
    obrigada por voltar pra nós.
    sentimos muito a sua falta.
    beijocas,sejamos gentil.

    ResponderExcluir
  19. Ela ficou linda do mesmo jeito com cabelo curtinho , e ainda aproveitou
    para fazer uma boa ação, que legal.
    Aqui vejo meninas , com cabelo curtinho de todo tipo de corte, em que
    famosas usam, e ficam lindas .
    beijinhos
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Crescem rápido... Ficou lindo o corte dela, está estilosa.
    Bom domingo e uma linda semana! Bjos.

    ResponderExcluir
  21. oxe digitei um comentário eo danado não apareceu, mas gostaria de dizer sua filha ficou ainda mais linda.

    ResponderExcluir
  22. Oi Lia,
    Que post fantástico!!!
    Amei!
    E como ficou linda de cabelo curto!!!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi, Lia!
    Esse post me fez lembrar das minhas dores nas pernas e faziam a minha mãe ficar acordada a noite toda, para de manhã sair para dar aulas. Tadinha, como sofreu comigo! Também aos 11 anos quis cortar os cabelos - mamãe foi contra e mesmo assim cortei curtinho. Estilo Joãozinho... Nunca mais! Fui tão zombada na escola por isso! Menina não podia ter cabelo igual de menino. Mas valeu, aprendi a me defender da opinião alheia.
    A vida é feita de escolhas! Adorei a atitude da sua filha, do corte escolhido e da causa defendida!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escolha dela na verdade, Luma, era estilo joãozinho. Mas eu não banquei. E ela ficou chateada comigo. Fui dissuadida pela opinião do povo do salão. E ela ainda fala nisso.
      bjs

      Excluir
  24. Linda sua filha, eles tem personalidade. O gesto dele foi brilhante, além de ficar linda ela fez caridade.
    Um menina de ouro.
    Bjos tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  25. Mas que linda ,uma paixão com esse cabelo curto...adorei!!
    Vim agradecer a visita..
    bjs
    Mara Lúcia

    ResponderExcluir
  26. Amei de paixão o jeito como você se descreveu na infância, tão valente! E você tá certíssima, a gente amolece um pouco quando é mãe, a gente aguenta caminhar sobre cacos de vidro, mas não quer eles nem mesmo descalços na grama...

    Ela ficou linda com o cabelo assim e vai ficar linda com o cabelo doidinho, pintado de azul ou verde ou seja lá qual cor ela queira. Pensa assim: determinadas "loucuras" são melhores que outras, são até louváveis. Não é como se de repente ela fosse fazer uma tatuagem no rosto, colocar um piercing num lugar indizível...

    Mantendo sempre o diálogo, você participa, se mantém perto... Sou contra ser taxativa negando, porque chega uma hora que eles fazem o que querem sem pedir, por isso sempre é melhor ponderar. Com o cabelo colorido, sobressaindo do geral, todos os olhos vão fatalmente se voltar prá ela - pergunta se é isso o que ela quer, se não incomoda... Às vezes é melhor escapar do radar da mediocridade e, às vezes, bom mesmo é boiar acima dela - sabe lá Deus o que é o melhor prá tua filha.

    Mas uma coisa é certa: o caminho é dela, como você teve o teu. Se você confia na educação e no amor que você deu todos estes anos, apoia e participa. Isso é o que importa. Faz mecha azul no teu também, ajuda ela a desbravar esse caminho. Afinal de contas, a opinião que mais importa é a de vocês mesmas...

    Ela é linda. Tudo vai dar certo, você vai ver...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Oi Lia, vim aqui retribuir a visita ao meu blog. Seu blog é lindo, adorei.
    Sua filha é muito linda, e ficou mais ainda com o cabelinho curto....e que causa nobre, heim?
    Já estou te seguindo pq aqui deve ter muitas historias lindas para serem divididas.
    Um beijo !

    ResponderExcluir
  28. Acho que um pouco da Isa habita em mim. Fiz essa "loucura" de cortar o cabelo curto mês passado. Infelizmente não tive como doar minhas madeixas porque o cabelo estava bem estragado devido às químicas.
    Admiro tua filha pela atitude e ainda mais por se tua filha. Apesar de você a achar diferente, ela tem muito de você: mulher forte e que tem compaixão dos outros.
    Um beijo em vocês.

    ResponderExcluir
  29. Oi Lia, que linda ficou a sua filha, e este corte de cabelo é muito lindo. Lindo gesto de doar os cabelos para este projeto, eu já vi na televisão o sofrimento das pessoas que perdem os cabelos e não só os cabelos, perdem parte da carne do couro cabeludo, e até mesmo da testa, das costas, é horrível isto, fora o trauma que elas ficam. Parabéns para ela. Um bj no seu coração.

    ResponderExcluir
  30. Esqueci de te falar que amei as suas palavras, e a dor do crescimento dói, e dói muito, mais em nós do que neles... Lindo e maravilhoso post. Um bj no seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rosaria. Ainda vou fazer uma postagem da entrega do cabelo à ORVAM, Ong que cuida dessa questão dos escalpelados. Sim, amiga, crescer dói mais para os pais que para os filhos.

      bjs

      Excluir
  31. Lia, é inevitável o crescimento dos filhotes e por mais orgulho que a gente sinta deles, com certeza sentimos falta deles frágeis, enroladinhos no nosso colo :)
    A sua filha está uma mocinha corajosa, com esse gesto lindo. Olha que bem resolvida que ela é: "cabelo cresce", rsrs
    Parabéns, viu?! E diga á ela que o novo corte ficou lindo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Lia, hoje parei em seu blog por um bom tempo, lendo várias postagens. Descobri que você escreve deliciosamente....
    Eu sempre tive os cabelos curtos - desde menina. Tinha cabelos claro e lisos - os ditos "cabelo bom" e muita gente não se conformava porque eu gostava de mantê-los daquele jeito. A resposta era sempre: por que eu ADORO!
    ADOREI o cabelo da sua filha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. É, Lia, a coisa é séria!!! Admitir que eles têm vontade própria e que não se importam mais com a nossa opinião (que um dia já foi tudo pra eles) não é nada fácil. E, às vezes dói, e como dói!!! Mas, fazer o quê? Sentir orgulho, porque afinal, têm personalidade e força para lutar pelo que querem.
    Mas tentem convencê-la a deixar como está: ficou lindo!!!. E, pintar de verde ou azul, aí já seria um "tiro no escuro" - pode-se não acertar... hehehehe.
    Deus nos ilumine para orientarmos nossos filhos nestes tempos...
    Sucesso pra vocês!!
    Bjs.
    Maitê Rodrigues - www.ateliedamaite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Que linda ficou sua pequena!
    Vejo várias iniciativas de corte de cabelo para doação para as instituições que ajudam os portadores de câncer.
    Acho belo quando isso acontece com uma criança.
    Desde cedo vai tendo noção de ajudar o outro, desapegar...

    AnaVi
    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Mas que linda ficou a D. Zizi hein! Sabida que só ela! Que delícia saber o que quer desde cedo, admirável!
    Tudo bem com tu muié? Eu tô sumida do mapa, costurando só em tempinho roubado.... não aguento mais costurar de madrugada.. kkkkk

    Fomos ao Brasil em julho, me deu uma vontade de ir ao norte..... um dia ainda chego por aí!

    bjo bem grande Lia, bjo prá Isabela. Fala prá ela que eu tbm tinha cabelão, e hj tenho o mesmo corte que ela :-)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...