Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011

Professor, parabéns e boa sorte!


Não poderia deixar de fazer um post sobre o dia de hoje, dia do professor. Apesar de não estar mais na ativa ui! Como sou antiga né?! Hahaha
Sério, sou formada em geografia e trabalhei como professora, e adorava lecionar (outro termo antigo, credo!)
Mas enfim, falar em educação ou profissão docente dá muito pano para as mangas, é polêmico, e eu mesma já escrevi pequenos artigos, quando estava na Pós sobre o tema. Hoje não é o caso.
Uma vez que na educação há vários níveis de ensino e várias modalidades de ensino, escolhi a educação superior, e transcreverei alguns excertos de um livro de Miguel zabalza, O ensino universitário e seus protagonistas, se tiverem algum tempo, leiam (digo, o livro, também).


“Como conseqüência das mudanças ocorridas no cenário universitário, a docência sofreu também grandes transformações. A tradicional missão do docente como transmissor de conhecimentos ficou relegada a segundo plano, dando espaço ao seu papel como facilitador de aprendizagem de seus alunos. O acesso ao conhecimento pode ser feito, hoje em dia, através dos mais diversos caminhos(livros, documentos de vários tipos, internet, etc.). Por outro lado, a facilidade de acesso não supõe auxílio em relação à decodificação, à assimilação e ao aproveitamento dessa informação. É justamente nessa função da ‘aprendizagem’ que os professores universitários devem centrar sua ação.”


Perceberam a sutileza na proposta? Professor não mais ensina, ele facilita, ele media entre o aluno e o conhecimento.

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." Paulo Freire

 “Por isso, frente aos defensores da ideia de que ensinar é uma arte que se aprende com a prática”, Zabalza nos diz que: “Ensinar é uma tarefa complexa que exige um conhecimento consistente acerca da disciplina ou das suas atividades, acerca da maneira como os estudantes aprendem (...) Conhecer bem a própria disciplina é uma condição fundamental, mas não é o suficiente.
Além de conhecer os conteúdos, os docentes devem ser capazes de:
  • Analisar e resolver problemas;
  • Saber identificar o que o aluno já sabe(e o que não sabe e necessita saber);
  • Saber estabelecer uma boa comunicação com os seus alunos: dar explicações claras, manter uma relação cordial com eles;
  • Ser capaz de estimula-los a aprender, a pensar e a trabalhar em grupo;
  • Transmitir-lhes a paixão pelo conhecimento, pelo rigor científico, pela atualização, etc;
  • Ter interesse e preocupação com cada um dos estudantes, ser acessível e reforçar positivamente os alunos."

O que nos faz ser bons professores?
Assim como nada é vendido se alguém não fizer uma compra, caberia perguntar se nós, professores, realmente ensinamos se nossos alunos não aprendem?

Um excelente dia, amanhã retorno com um post mais light, bjs

12 comentários:

  1. Amei o post, tudo q vc escreveu, propôs como reflexão, amei a imagem...Amei a homenagem.

    Bjo de pró

    ResponderExcluir
  2. Lia, querida, também adoro Saramago e conheço razoavelmente bem a sua obra que nunca me canso de revisitar.
    Lanzarote é um cenário mágico, ideal para os seus últimos anos de vida.
    Se puder, não deixe de visitar.
    É diferente de tudo, único.
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  3. Dia especial para nós professoras. Tb não estou mais na ativa, pelo menos como professora. Agora sou só supervisora. Mas me sinto eterna professora. Adoro a escola, a sala de aula, as crianças.


    Bjos Luzia

    ResponderExcluir
  4. Lia mulher... adorei essa postagem!!
    Parabéns a você... pois um professor será sempre um professor...

    Olhe, tem um selinho lá no meu blog pra você! ^^
    (Mas, claro, fique sempre a vontade pra pegar ou não viu!)

    Simplesmente acho seu blog fofíssimo e queria compartilhá-lo com todo mundo!!

    Bom domingo pra você querida...

    Bjus
    @OMundoDeCaliope

    ResponderExcluir
  5. É verdade, sou muito distraída e atrapalhada, tem horas que sou confundida com doida, sou capaz de passar pela minha filha e não vê-la. Quando vou buscá-la na escola, é ela que me encontra e nunca o contrário kkk.
    Obrigada pela visita.
    Volto depois com calma.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Lia querida, vi teu comentário no Mundo de Caliope, ela fez uma homenagem pra mim e eu vou espiar, ehehhe, vim te conhecer, amei teu post,amei teu blog, bjos, boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Ai, ai, mulher... transmissão de pensamento ? Acabei de comentar lá no blog da Calíope que tu é minha querida.... :) Muitas emoções por aqui, ontem teve encontro de blogueiras aqui em P.Alegre... e eu tava lá ! Emocionante....
    Agora vou ler teu texto...:)

    ResponderExcluir
  8. Lia, admiro muito os professores, mais do que uma escolha, é uma vocação, um ideal, o desejo de poder ajudar a formar uma pessoa, passar valores, poder intervir enquanto ainda há tempo: quando a pessoa ainda está em formação.
    Tenho muitos exemplos à minha volta de amigos que largaram suas profissões, inclusive optando por menores salários, para investirem no prazer de estar numa sala de aula. Coisa de uns 5 anos pra cá. E hoje são professores de Física (meu marido), História, Filosofia, Letras. Eu mesma, sempre digo que a Contabilidade (minha 1ª formação) irá financiar meu sonho de cursar Letras, ênfase em Espanhol. Um dia, quem sabe...

    Espero que, um dia, os professores sejam valorizados como merecem. Se eles não existissem, nenhuma outra profissão existiria.

    Beijo grande pelo teu dia, minha profe... Abração bem apertado pra ti !

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lia!!
    Vc está muito pé no chão... parece q saiu do "mundo da lua"... hehehe... brincadeira!!! Taí, gostei do post e da homenagem... Realmente, é uma profissão q exige um dom especial para q o professor possa exercer seu papel de líder e transmitir não só seus conhecimentos sobre uma disciplina específica, mas tb sua mediação como canal de aprendizado, no sentido mais amplo para o aluno. Difícil tarefa... Aproveito pra deixar meu carinho a tantas professoras dessa blogosfera, que nos ensinam tantas coisas com os PAP bem explicadinhos e pela sua liberalidade em compartilhar seus dons com o mundo, né? Afinal, o alcance da internet não se pode medir... Parabéns. Bjs!! Maitê

    ResponderExcluir
  10. Amiga, gostei muito da postagem. Parabéns pelo seu dia...uma vez professora sempre professora, isto é dom.
    Momento de muita reflexão, pois precisamos valorizar os verdadeiros profissionais e buscar nossos direitos que quase sempre são esquecidos. Como o confiar o ensino que se oferecem hoje a nossos filhos.
    Muito bom seu post. Estou preparando a lembrança para o meu filho entregar para a professora dele. Beijos e tenha uma linda semana!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Lia,adorei seu post,mandou muito bem,parabéns para você,uma vez professora sempre professora,beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Excelente texto, adorei! É uma vocação, uma missão. Eu me formei no magistério e depois de 2 anos larguei. Não era pra mim!

    Não desiste de tentar as redes sociais.
    Insere os botões de compartilhamento aqui no fim do post, entra pelo menos uma ve por dia no facebook e twitter para laçar o post do dia, vai exercitando. Eu levei uns 3 meses para me adaptar ao facebook e ainda cometo muitos erros.

    beijooo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...